Arregace as mangas e faça!
Postado em 12/04/2010 - Atualizado em: 12/04/2010
Por Marcos Cirne
Uma coisa é certa, nada acontece se não existir ação. Nos últimos tempos, juntamente com a convivência com os senseis japoneses, fortaleci aquilo que seria o mais normal dos pensamentos: para que o resultado de qualquer processo chegue ao resultado esperado, tem que pôr a mão na massa!
Todos nós falamos muito em trabalho de equipe, e, normalmente, isso acontece nas empresas que estão buscando o desenvolvimento para ser competitivas. Depois de muitos anos ensinando e aprendendo no convívio com equipes, adquiri novos conceitos ao aplicar as metodologias presentes no mercado e que estão em alta neste início de século ou milênio.
Lean manufacturing ou produção enxuta, derivada do sistema Toyota de Produção, somada ou não à metodologia Seis Sigma, para melhorar o desempenho empresarial, é o foco do momento para melhorar o desempenho produtivo, administrativo ou comercial. Mas percebo que para todos esses modismos ou novos conceitos de trabalho, nada adianta se as pessoas treinadas não colocarem a mão na massa. Simples assim.
Não fique esperando que as coisas aconteçam rapidamente em seu trabalho, principalmente se depende de outras pessoas.
Não fique esperando que o seu pedido de ajuda seja aceito da mesma forma que você o faria.
Não fique esperando que as pessoas sejam proativas e que vão oferecer ajuda.
Enfim, não fique esperando. Arregace as mangas e faça acontecer!
Como diziam nossos senseis, lave as mãos pelo menos sete vezes durante o período de trabalho diário.
Seu coração e mente vão agradecer.
Foto: Marion Rupp