Lean Manufacturing

A Qualytrail possui em seu escopo de serviços, o suporte para iniciar o pensamento enxuto (Lean) na organização para melhorar a cultura da produtividade.

Ser Lean, inicia-se pela implantação de kaizens (mudar para melhor). Consultor Marcos Cirne e sua equipe, implanta metodologia Kaizen Kaikaku (melhoria rápida) treinando equipes e realizando na prática a eliminação dos desperdícios de processos (administrativos, comerciais e industriais), que é o foco principal na implantação do Lean.

KAIZEN KAIKAKU 5.0

Implantação de projetos utilizando a metodologia japonesa, para eliminar e/ou minimizar os desperdícios, visando melhorar o desempenho operacional e empresarial.
Marcos Cirne foi treinado pela empresa de consultoria Shingijutsu.jp, na qual conduziu vários eventos Kaizen sob orientação dos Senseis Japoneses. Participou de missão de estudos Lean no chão de fábrica em várias empresas, destacando a Toyota Motors KaiKan na planta de Motomachi, próximo a Nagoya, Japão.

O Evento Kaizen contém 3 fases:

1ª fase: treinamento da equipe
2ª fase: pré-projeto Kaizen
3ª fase: evento Kaizen

Foco do Lean Kaizen Kaikaku orientado pelos Senseis: Introduzir a Cultura da melhoria contínua através da mudança radical do pensamento e no processo, para ganhar em dobro tudo o que pode ser bom.

“Kaizen é a primeira metodologia para implantar Lean nas organizações”

O que é Kaizen 5.0 ?

O pensamento Indústria 4.0 é focado na internet das coisas, todo o processo de manufatura realizado por robôs e sistemas de informação, com abastecimento autônomo interno e externo (com fornecedores), onde a manufatura assumiu o rótulo de “inteligente” por meio da integração da IoT, IA, sistemas ciberfísicos, nuvem e computação cognitiva.

Após estudos no Japão, especialistas e cientistas reverteram alguns conceitos da i4.0, pois perceberam que a falta do toque humano pode provocar problemas da qualidade que os robôs/sistemas não “sentem”.

i5.0 é a transformação da tecnologia somada à algumas ações humanas, a manufatura simplesmente não se move sem pessoas qualificadas e motivadas.
Para visualizar a filosofia da revolução industrial, iniciamos o pensamento Kaizen 5.0 para dar mais foco nas pessoas e levando em consideração todas as recomendações para ser uma empresa Lean i5.0 no futuro.
Para andar, antes é preciso gatinhar !

SIX SIGMA

A Qualytrail possui em seu escopo de serviços, o suporte para iniciar projetos Six Sigma para direcionar ações em redução de custos globais.
Onde não sabemos as soluções, direcionamos a metodologia Six Sigma para buscar melhorias em processos com um time treinado nas etapas DMAMC.
Implantação de projetos utilizando a metodologia 6 SIGMA, para redução de custos analisando as variáveis dos processos.

Marcos Cirne é Black Belt formado, e conduz projetos nas empresas utilizando a metodologia Six Sigma. Partindo da análise do processo, a metodologia pode ser inserida para melhorar o desempenho empresarial quando o dono do processo não sabe qual é a solução.

A metodologia aplicada, representada pelas cinco fases abaixo descritas, desenvolve as oportunidades para chegar à meta estabelecida utilizando todas as ferramentas conhecidas.

Definir – Definir a oportunidade para a melhoria financeira.
Medir – Medir os parâmetros do processo transformando em dados reais.
Analisar – Analisar os dados reais.
Melhorar – Eliminar os problemas detectados, melhorando os processos.
Controlar – Controlar os custos derivados das melhorias durante o tempo, para concretizar o desempenho.

O retorno financeiro do projeto Six Sigma é a grande resposta das empresas que apostam na metodologia. Leia mais