Pós-Graduação em Lean Manufacturing, da FURB
Postado em 28/04/2010 - Atualizado em: 10/02/2021
Alunos do curso de pós-graduação em Lean Manufacturing, da FURB – Blumenau aplicaram, na prática, etapas da metodologia Seis Sigma em empresas da região do Vale do Itajaí. O módulo teve como professor, Marcos Cirne, diretor da Qualytrail.
Por meio de um estudo de caso, os projetos focaram problemas conhecidos como “dor“, no linguajar da metodologia. A “dor”, neste caso, está incomodando os indicadores de desempenho.
O Profº Marcos Cirne, que conduziu o módulo “Engenharia da Qualidade”, repassou — durante as 30 horas-aula — os conceitos e aplicações da metodologia Seis Sigma, direcionados pelas cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.
Os resultados apresentados pelas equipes foram surpreendentes, pois em pouco tempo de estudo in company, a “dor” foi parcial ou totalmente eliminada. O propósito do módulo Seis Sigma foi deixar a mensagem de que a metodologia aplicada é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho financeiro.
— Profº Marcos, o que Seis Sigma tem a ver com Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta?
Caro(a) aluno(a): a Metodologia Seis Sigma utiliza o Lean Manufacturing como uma das ferramentas para melhorar o desempenho dos processos. Com isso, o Faixa Preta Seis Sigma e sua equipe podem resolver problemas com rapidez e ter a certeza de que o processo resultará em resultado financeiro para a empresa.
Dica: para quem tem coragem, programe a metodologia Seis Sigma para gerar resultados financeiros com foco na redução da variação dos processos e para diminuir drasticamente os desperdícios. Mas como sempre, essa coragem tem que vir de cima, ou seja, da alta administração!