LEAN – Recriar, como brasileiros, a humildade japonesa
Postado em 19/10/2010 - Atualizado em: 10/02/2021

Marcos Cirne, do Japão

19.10.2010

1ª visita – RICOH Copiadoras

Empresa fabricante de copiadoras, está situada em Gotemba, muito próximo ao famoso símbolo do Japão, o Monte Fuji. A grandiosidade do Fuji se compara a empresa RICOH, pois o que vimos na fábrica, é de reconhecer a determinação das pessoas no Japão. A empresa monta o equipamento (copiadora) em linha seriada utilizando todas as ferramentas e metodologias do Sistema Toyota de Produção. Observamos as pessoas trabalhando em células e em linha seriada, a velocidade das operações de montagem é inacreditável, o comprometimento é relevante. Somado à preocupação em melhorar o desempenho ambiental, a RICOH desenvolveu embalagens de transporte retornável, para minimizar o impacto das embalagens antes utilizadas para entrega dos equipamentos aos seus clientes e na área de reciclagens de tonners, não utiliza meio líquido para não precisar tratar efluentes, o meio é seco para limpeza dos dispositivos. Saímos da empresa levando o reconhecimento em qualidade e produtividade.

2ª e última visita no Japão– BRIDGESTONE Pneus

Infelizmente estamos entrando na última empresa a ser visitada no Japão, a Bridgestone, fabricante de pneus. A Planta de Tókio, tem área de 600.000 m2 e fabrica desde pneus de automóveis à pneus de avião. Tecnologia aprovada pelos maiores e melhores fabricantes mundiais. Quando entramos na fábrica, verificamos o porque que o Japão é referência em 5S. Empresa que fabrica pneus, tem em sua composição de processos, muitos materiais em forma de pó, como enxofre, sílica e negro de fumo, todos que podem “ sujar “ o ambiente fabril. Mas o que vimos dentro das instalações foi uma empresa limpa, sem poeira e bem organizada.

Isso é fruto de uma disciplina 5S levada a sério. Passamos por todos os processos com seus controles. Lembrando que Fórmula 1 é o top em tecnologia, a Bridgestone é credenciada pela FIA para que seus produtos sejam testados e utilizados pelas escuderias. O Sistema de Gerenciamento da Qualidade Total da empresa é a base para manter a qualidade dos processos e produtos, dando suporte para que os empregados tenham orgulho em trabalhar na Bridgestone.

Estou voltando ao Brasil com dever parcialmente cumprido. Daqui para frente, vou continuar a difundir os conceitos das metodologias e cultura japonesa para os gestores brasileiros, provocando e promovendo discussões para que as pessoas se desenvolvam e continuem a pensar. Pensar como os japoneses pensam e criar como os brasileiros criam. Repassar que a humildade do japonês é um diferencial para ensinar, não importa a posição e função na empresa.

Foi concretizado o pensamento sobre as metodologias e filosofias de gestão da qualidade e produtividade… é o correto !