Japão inspira gestores de Blumenau
Postado em 26/11/2010 - Atualizado em: 10/02/2021
Workshop “Qualidade Japão ” reúne gestores na ACIB
O coordenador do Núcleo de Gestão da Qualidade da Associação Empresarial de Blumenau – ACIB, Marcos Cirne, diretor da Qualytrail, reuniu 70 pessoas no dia 25 de novembro para o workshop “Qualidade Japão ”. O evento foi resultado de sua participação na Missão Internacional organizado pelo Imam, nesse país, que é referência quando o tema são ferramentas de gestão, tais como Kaizen, 5S, TPM, Just-in-time, Kanban, Produção Enxuta ( Lean Manufacturing ) entre outras.
Em sua explanação de cerca de duas horas e meia, Marcos destacou a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre os motivos que levam as grandes empresas japonesas a um grau de inovação ilimitado de seus produtos, com resultados de altas performances na conquista da excelência.
Para Marcos Cirne, a percepção premente surgida com as visitas a mais de uma dezena de empresas e pontos culturais é que o gestor japonês pratica no ambiente empresarial três hábitos conquistados no decorrer de sua milenar história: persistência, disciplina e humildade. “Estas qualidades estão diretamente ligadas ao alto grau de espiritualidade praticado no país, com centenas de visitas a templos, práticas e atitudes que envolvem toda a família”.
No entanto, Marcos destaca que esse fato nada tem a ver com o que entendemos em relação ao tema. O consultor explica que a visão espiritual do cidadão japonês está voltada para dentro de si, procurando incorporar mudanças em hábitos que podem atrasar o seu progresso. “ O erro, o engano, ou mesmo a auditoria de práticas – tão comuns em nossas empresas – é algo difícil de ser explicado ao gestor japonês, que já não utiliza estes termos e conceitos em seu cotidiano corporativo”.
O resultado ficou evidente a cada visita, conforme demonstrado por Marcos Cirne no Workshop. Empresas que buscam, com criatividade, economia nos processos, uma relação harmoniosa com o meio ambiente e satisfação constante do consumidor. “A Daiwa House, uma empresa de casas pré-moldadas, por exemplo, oferece a seus clientes 50 anos de garantia para seus produtos. Algo surpreendente para os nossos padrões, ainda apegados a uma inadmissível ‘escala’ de qualidade”. (Na foto acima, participante do evento recebe miniatura do Prius, o híbrido da Toyota, sorteada ao final do evento).
Além da impressão trazida da Daiwa House, Marcos Cirne trouxe para o workshop experiências que vivenciou na TG Logistic (distribuição), Mazak (usinagem), Makita (equipamentos), Denso (autopeças), Muratec (equipamento), SMC (pistões hidráulicos e pneumáticos), Komatsu (tratores), Ricoh (copiadores), Bridgestone (pneus). Além do showroom de empresas como a Panasonic e Sharp.
Um ponto alto da missão ao Japão, que Marcos Cirne também compartilhou no workshop “Qualidade Japão ”, foi a visita à Toyota, empresa que é sinônimo de sucesso em produção, com excelente desempenho industrial. Marcos explicou aos presentes as diversas inovações que podem, com o envolvimento de todos da organização, ser introduzidas no dia a dia das empresas catarinenses. “Costumo dizer que se os gestores estiverem dispostos, basta dar o primeiro passo na busca da Excelência. E neste ponto, o Japão é a maior inspiração em termos de ferramentas de gestão”.
Marcos exemplifica ao citar uma prática simples e eficaz na Toyota. “Na produção, uma música ambiente contínua harmoniza os operários. Mas ela também tem a sua função: ela indica se a produção está dentro da normalidade. Quando muda a melodia, é porque surgiu algum problema”.
Marcos Cirne vai levar o workshop “Qualidade Japão” para todo o Estado de Santa Catarina, em parceria com entidades de classe e empresas.
Para contatos e agenda, acesse o nosso formulário Fale Conosco.
—-
Acompanhe o ESPECIAL TERRA DO SOL NASCENTE:
{{texto::pagina=54}}