O QUE É 6 SIGMA?

É uma estratégia gerencial de mudanças, para acelerar o aprimoramento em processos, produtos ou serviços, que atua na redução das variações. A abordagem 6 Sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de 80. O termo “Sigma“ é uma medida estatística que define a capacidade do processo em trabalhar livre de falhas. Quando um processo tem a metodologia 6 Sigma, isto nos diz que sua qualidade é elevada, pois a probabilidade de defeitos é extremamente baixa: 3,4 falhas em 1 milhão de oportunidades ou 99,99966% de perfeição.

POR QUE AS EMPRESAS ESTÃO UTILIZANDO ESTA METODOLOGIA?

Todas as empresas fornecedoras mundiais de produtos manufaturados necessitam administrar seus recursos para poderem se manter no mercado. A competição entre empresas é uma constante; por isso, as empresas buscam sempre melhorias nos seus processos e desempenho empresarial.

Além das várias metodologias já existentes, a metodologia 6 Sigma auxilia principalmente na redução de custos, identificando e melhorando processos com deficiências.
Para ser simples: quando é detectado um problema do qual não se sabe a solução e traz prejuízo elevado, inicia-se um projeto 6 Sigma.

A principal fase é o treinamento da equipe na formação dos Faixas Pretas (Black Belts) que coordenarão a metodologia com foco na eliminação dos problemas e, consequentemente, na conquista de bons retornos financeiros.

Como se inicia um projeto?

A direção define a necessidade de melhorar um processo com deficiência. Elabora uma carta de projeto indicando qual o problema, qual a oportunidade para melhorar, a meta, e também indica a equipe que desenvolverá a metodologia. Indica, ainda, o Faixa Preta (Black Belt) que coordenará as atividades juntamente com os Faixas Verdes (Green Belts) e outros membros da equipe.

O Faixa Preta desenvolverá a metodologia seguindo à risca, com muita disciplina, as fases DMAMC a seguir:

Definir > Medir > Analisar > Melhorar > Controlar

Para o resultado ser satisfatório, a metodologia tem como premissa ser conduzida com trabalho em equipe; basear-se em dados e fatos reais; testar e ser acompanhada pelo responsável financeiro. Essa metodologia traz para a empresa bons resultados de desempenho; portanto, a possibilidade de permanência no mercado.

Como termina um projeto?

Após passar as 5 fases do DMAMC, o Faixa Preta entrega o projeto validado ao dono do processo (geralmente ao responsável pela área afetada). Área essa em que, a partir dessa data, ocorrerá o acompanhamento durante um período, para se concretizarem os ganhos.

Mudança faz parte do desenvolvimento humano e empresarial.

Assim, 6 Sigma não é um simples esforço para aumentar a qualidade; é um processo para aperfeiçoar os processos empresariais. É um programa de melhoria do negócio como um todo, que resultará em fortes impactos nos resultados financeiros da empresa, aumentará a satisfação dos seus clientes e ampliará sua participação no mercado.