LEAN – Disciplina e humildade: valores desta terra
Postado em 19/10/2010 - Atualizado em: 10/02/2021
Marcos Cirne, direto de Tóquio, Japão – Antes de conhecer o Japão, estudei por anos alguns de seus conceitos relacionados à qualidade de processo e produto. A história da transformação pós-guerra, o êxito obtido, hoje referência mundial em conceitos como Qualidade Total, o Sistema Toyota de Produção e, principalmente, o que todos ouvem falar, a Disciplina.
A expectativa, antes de conhecer o Japão por meio da Missão de Estudos sobre Lean Manufacturing, ou Produção Enxuta da Toyota, era de ver, no campo de fabricação, as metodologias que estudamos e implantamos nas empresas em que a Qualytrail presta serviços.
No Japão, depois de várias visitas técnicas e reuniões com os japoneses, percebemos o porquê de eles serem considerados um povo que transforma problemas em soluções. Analisando globalmente a cultura milenar e espiritual, respeito às pessoas, a manutenção das tradições pelas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, o resultado revela uma realidade: a qualidade está presente no DNA das pessoas, que fazem do seu trabalho e de suas vidas uma crença valiosa, que não aceita falhas; não aceita “meia” qualidade; não aceita falta de capricho; não aceita falta de manutenção; não aceita sujeira; não aceita quebra; enfim, os japoneses fazem de sua cultura a sua qualidade de vida.
Um comentário importante de um dos colegas da missão de estudos, o engenheiro Marcos Lopes: “ O Japão dá certo pelo simples comportamento das pessoas: humildade.”
Esse comentário me fez refletir mais sobre a Missão, observando o comportamento das pessoas e fazendo comparações. Como exemplo, em todas as empresas que visitamos para adquirir conhecimento, fomos recebidos por diretores, gerentes, supervisores e pessoas que trabalham na operação. Todos, sem exceção, trataram o grupo visitante da mesma forma, apresentando detalhadamente as metodologias e se orgulhando de repassar as informações para contribuir com a nossa equipe. Resumindo: humildade é uma virtude que predomina no povo japonês.
Nós, brasileiros, deveríamos ter a oportunidade de participar dessa linha de pensamento, para que nosso país também pudesse seguir o caminho do sucesso. Só depende de nós, facilitadores, formadores de opinião, professores, pais, e de todos aqueles que trabalham para que a educação seja, de fato, o caminho que devemos seguir para nos levar ao futuro.