HEIDELBERG: 161 anos fabricando equipamentos, formando profissionais
Postado em 16/10/2011 - Atualizado em: 16/10/2011

Produtos: Máquinas para Impressão Gráfica e auxiliares

A equipe do Núcleo da Qualidade ACIB foi recepcionada pelo Gerente de Contas Globais da Heidelberg Comercialização de Máquinas e Produtos para Impressão.

Em 2011, a empresa completou 161 anos de uma trajetória de sucesso no segmento gráfico. Atualmente, possui aproximadamente 15.000 empregados em nível global. Na sede em Heidelberg, conta com aproximadamente 6.000 empregados, divididos em prédios no parque fabril de 900.000 metros quadrados.

Durante a apresentação, alguns números foram apresentados em relação ao mercado de fabricantes de máquinas, e a Heidelberg detém 45% dele para impressão plana, tornando-se a maior fabricante mundial.

Um dos pontos fortes apresentados é a preocupação com o cliente quanto ao desempenho dos operadores de máquinas gráficas. Nesse sentido, a Heidelberg construiu uma base de treinamento chamada Print Media Academy, totalizando 18 unidades nas diversas plantas globais. Atualmente, esse trabalho capacita mais de 20.000 profissionais por ano. O principal foco dos treinamentos é manter o nível técnico dos seus empregados.

Em visita ao showroom, a equipe pôde acompanhar in loco o funcionamento das novas tecnologias em máquinas de impressão, incluindo processos específicos para demonstração aos clientes, futuros clientes e pessoas envolvidas no processo.

Na área industrial, visitamos o sistema logístico de organização e distribuição de peças para montagem e suporte de clientes. O sistema automatizado faz com que a empresa distribua os kits e produtos dentro do nível de qualidade erro zero, ou seja, o sistema controlado não falha.

A equipe, ao percorrer a fábrica, observou que a gestão à vista (Ilhas de Gestão) é um dos meios de comunicação que o líder do setor administra para levar as informações a toda a equipe.

Para tornar a empresa cada vez mais competitiva e mantenedora da liderança mundial, está implementando o Sistema de Produção Heidelberg (HPS), com visão na manufatura enxuta. Esse programa é focado na melhoria contínua dos processos e produtos, e já faz parte da cultura Heidelberg.

A equipe percebeu que as empresa visitadas líderes no seu segmento de negócio possuem uma visão em comum – a capacitação profissional de seus empregados em primeiro lugar. A Heidelberg aposta nas pessoas como o diferencial competitivo, buscando ser melhor para empregados, clientes e fornecedores.

Leia mais

{{edicoes}}