História
Desde o início da sua caminhada, Marcos Cirne trabalhou na área da qualidade, começando no controle da qualidade de uma empresa multinacional de auto peças.
Na época de um Brasil fechado para o mundo, o conceito qualidade era simplesmente levado em segundo plano, era a época em que o inspetor Marcos reprovava produtos fora dos especificados, e o “chefe” liberava sob desvio para não impactar os custos, prazos e etc…
Foi passando o tempo e vieram as grandes mudanças… Marcos foi trabalhar na área nuclear, onde não existiam desvios em especificações, onde tudo tinha controle e auditorias internacionais. A mudança dos conceitos sobre o que é qualidade foi acompanhando a trajetória profissional.
Depois de adquirir muito conhecimento em qualidade de processo e produto, trabalhou em uma grande empresa nacional fornecedora de componentes metálicos para diversidade de segmentos de mercado. Nessa fase, Marcos passou a ser consultor interno para a garantia da qualidade, repassando e mantendo a qualidade como lema principal.
PRODUTIVIDADE
Virada do milênio, uma nova etapa, Marcos iniciou sua caminhada em paralelo para a Gestão da Produtividade, onde teve a oportunidade em participar de projetos junto com Senseis Japoneses da ShingiJutsu, empresa de consultoria Lean reconhecida mundialmente por ser composta de Engenheiros aposentados da Toyota Japão.
Acompanhando e aprendendo a metodologia com os Senseis, Marcos iniciou trabalhos aplicando a “mesma” metodologia e fundamentos nos processos fabris que gerenciava.
Após iniciar em 2010 a carreira “solo” como consultor, fundando a Qualytrail, com foco em Qualidade e Produtividade, Marcos foi ao Japão para participar de Missão de Estudos Lean para aprofundar seus conhecimentos na terra do Sistema Toyota de Produção, onde trouxe para nosso chão, algumas formas de contribuir com empresas nacionais.