O axioma da qualidade
Postado em 22/06/2010 - Atualizado em: 22/06/2010


Por Marcos Cirne

Depois de muitos anos gerenciando a qualidade na empresa, percebi que estava diante de um sistema administrativo que auxiliava o planejamento estratégico. Em geral, independentemente de tamanho/faturamento, a empresa necessita de um “controle“ de seus processos para medir o desempenho empresarial. Há várias maneiras administrativas para essa avaliação, mas existe uma
ferramenta disponível no mercado, que é a ISO 9001.

Por que ISO 9001 é uma ferramenta administrativa?

Se analisarmos os requisitos da norma, observaremos que todos levam a medir o desempenho por meio de ações formalizadas e que requerem um monitoramento constante. Existe um axioma que é comum entre os administradores:

Aquilo que não se mede, não se controla; e se não se controla, não se mede!

Um dos fundamentos da ISO 9001 é justamente monitorar os indicadores de desempenho de todos os processos empresariais. Mas existe um fator importante, além do monitoramento: o controle. Controle realizado pelos gestores dos processos, pela diretoria executiva, pelos auditores internos e pelo organismo independente, que audita periodicamente a empresa para verificar a eficácia do processo.

São vários os sistemas de monitoramento de gestão empresarial utilizados pelas normas ISO, como exemplo BSC (Balanced ScoreCard), entre outros, tais como o ambiental, segurança da informação, saúde ocupacional e segurança no trabalho.

Todos monitorados e controlados pelo gestor.