LEAN – Panasonic brilha no futuro sem desprezar a história
Postado em 11/10/2010 - Atualizado em: 10/02/2021
Marcos Cirne, direto de Osaka, Japão. [11/10/2010]
Estivemos na Panasonic em um momento bem especial. Apesar de ainda estarem faltando 6 anos, na empresa é iminente o aniversário de 100 anos, em 2016. Não é pra menos. A Panasonic vive o futuro como hábito empresarial, clima de competência sentido por nossa missão, que visitou o show-room da empresa com todos os produtos e tecnologia comercializada em 2010.
Produtora de equipamentos eletrônicos, a Panasonic foca fortemente no meio ambiente e em ações sustentáveis, seja na empresa ou entre seus consumidores. Desta forma, todos os projetos e processos da companhia devem reduzir a emissão de CO2, melhorando as condições ambientais.
Para nossa missão, foram apresentados vários projetos para redução de energia para fabricação, mas também para o consumidor final que utilizará os produtos Panasonic em casa. A empresa está produzindo sistemas, softwares domésticos, para controle de energia, a fim de que seus equipamentos, nas residências, controlem os próprios consumos de energia, tais como iluminação ambiente, abertura de portas de geladeiras e frízeres, abertura de cortinas, etc.
A tecnologia para geração de energia elétrica oriunda de fontes de energia natural, como o sol, já é realidade nas residências, no Japão. A Panasonic coloca no mercado as placas solares, as células de geração de energia transformada em elétrica, e a armazenagem de energia nas baterias especiais, ou seja, energia totalmente limpa.
Sustentabilidade, futuro e inovação também estão no site da Panasonic. Em local específico, uma criança pode registrar seu compromisso na contribuição com o meio ambiente, e essa mensagem fica arquivada na árvore do futuro, tornando-se um programa de educação ambiental para as gerações futuras…
Saímos da Panasonic satisfeitos com sua intenção de continuar produzindo com foco na sustentabilidade. Além disso, com as outras tecnologias, como a 3D, com interatividade com vários produtos: imagens digitais por meio de máquinas fotográficas, filmadoras 3D para produzir os efeitos 3D para assistir na própria casa. Tudo interligado ao celular, aparelho de som, e demais técnicas comuns do dia a dia.
Satisfeitos com esta visão de futuro da Panasonic, aproveitamos o feriado japonês do dia 11 de outubro (Dia do Esporte) e nos voltamos ao passado: fomos visitar os templos milenares japoneses, tão importantes nesta cultura que não despreza sua história.